VISITANTE DE NUMERO


quarta-feira, 31 de março de 2010

1ª Conferência de Saúde Mental


Adamastor será palco da 1ª Conferência de Saúde Mental
Guarulhos realizará nos próximos dias 6 e 7 de abril a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental – Intersetorial. O evento, que integra a programação do Dia Mundial da Saúde, acontecerá no Adamastor Centro e funcionará como etapa preparatória para a edição estadual (maio/2010), que apontará os desafios de todo o estado de São Paulo para a Conferência Nacional (junho/2010).

Totalmente gratuito e aberto a todos os interessados em apresentar propostas para a construção de políticas públicas para melhorar a assistência em Saúde Mental, o evento terá início a partir das 19 horas do dia 6 de abril. Os trabalhos prosseguirão no dia 7, com atividades que começam às 8h30 e se estendem até as 17 horas. Neste dia, será eleita, entre os participantes, a delegação para representar Guarulhos na Conferência Estadual.

A etapa municipal tem por objetivo aprofundar os debates sobre a reforma psiquiátrica brasileira. Com isso, e a partir da constituição de novas propostas, pretende estabelecer compromissos entre diversos setores sociais, pessoas, organizações e poderes públicos municipal, estadual e federal, visto que as Conferências de Saúde têm um papel histórico na construção democrática das políticas públicas do Sistema Único de Saúde.

Os interessados poderão efetuar sua inscrição no próprio local até as 9h30 do dia 7, ou antecipadamente, por meio do endereço eletrônico: saudementalguarulhos@gmail.com. Para tanto, basta preencher a ficha de inscrição e anexá-la.

Eixos temáticos
Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” é o tema central da Conferência Municipal. Dentro desta proposta, os trabalhos serão conduzidos em três eixos temáticos: “Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais” (eixo da política e da pactuação); “Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais” (eixo do cuidado); e “Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial” (eixo da intersetorialidade).


A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental coloca a questão da intersetorialidade como um dos principais desafios para melhorar a assistência das pessoas com sofrimento psíquico. “Com a consolidação da reorientação do modelo assistencial, a necessidade de ampliação da garantia de direitos das pessoas com transtornos mentais e a intensa discussão da cidadania como princípio ético das políticas voltadas para este campo, é fundamental a articulação de diversas políticas sociais”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, Eva Santos.


Programação

6/4/2010
19h – Dinâmica de Abertura
19h20 – Palestra “A intersetorialidade como base ao exercício de cidadania”
20h – Abertura Solene da Conferência Municipal de Saúde Mental - Intersetorial
21h – Encerramento


7/4/2010
8h30m – Dinâmica de Acolhimento
8h45m – Leitura e Aprovação do Regimento Interno
10h – Lanche e Visita a Exposições
10h30 – Grupos Temáticos (discussão e aprovação de propostas)
13h – Almoço
14h – Plenária de apresentação e votação das propostas
16h – Eleição da delegação de Guarulhos para a Conferência Estadual de Saúde Mental – Intersetorial
17h – Encerramento da Conferência Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário